Inbound Marketing: você conhece todas as etapas dessa estratégia?

A era digital jogou por terra os conceitos de lapidar clientes até a marca: agora, eles são atraídos sutilmente por meio de temas especialmente bolados para levá-los ao produto.

À técnica de produzir o conteúdo especificamente para converter clientes, dá-se o nome de Inbound Marketing.

Nascido nos Estados Unidos a partir do crescimento de necessidade de técnicas produtivas na internet, o Inbound Marketing ou Marketing de Atração é produzido a partir de aplicação de técnicas.

Construído corretamente, o Inbound Marketing transforma a publicidade da marca de um centro de custo para um centro de investimento.

A ação é objetiva: hoje nada passa do escrutínio da internet. Sempre que procuramos qualquer coisa, muitas vezes antes mesmo de perguntarmos a alguém, fazemos uma pesquisa. Um campo de elevada competitividade pelo crescimento exponencial, mas, com lugar para todos: o negócio do Inbound Marketing é estudar como aplicar.

Quais as etapas do Inbound Marketing?

Vamos levar a questão para um argumento simples: um site sem visitas não gera leads e sem leads não há vendas. Para chegar lá, o Inbound Marketing busca o seguinte:

Atrair

O Inbound Marketing atrai muito mais pessoas pela discussão de um assunto e, como resultado, firma mais conversões que a venda direta.

Converter

O cliente precisa virar lead para progredir em processos de compra: ele passa a sugerir seus dados e disponibilizar voluntariamente informações após ser impactado pela campanha.

Um site com muitas visitas e poucas conversões pode ilustrar a má aplicação da estratégia de Inbound Marketing. E não é este o resultado que se espera, não é mesmo?

Relacionar

Sabemos que nem todo cliente que busca uma informação no conteúdo bolado está à procura do serviço. Entretanto, mantendo um relacionamento com a marca por meio de Inbound Marketing, o cliente constrói este relacionamento e torna-se lead e um comprador em potencial.

Vender

Uma vez construída a ideia central com bases nas estratégias, o Inbound Marketing alcança sua promessa: o cliente que relacionamos à marca por meio de conteúdos bem pensados se interessa e adquire o produto ou serviço.

Analisar

Pela quantidade de conversões e análise entre alcance de conteúdo e quantidade de pessoas relacionadas à marca por ele, é possível construir estruturas de materiais que dão mais resultados.

Como usar o Inbound Marketing na sua estratégia?

Agora que ilustramos o conceito de produzir o conteúdo para chegar a clientes potenciais, basta saber como se relacionar melhor com sua marca e, o mais importante: se você tem uma equipe ou pessoas que produzam a linguagem correta em cada meio estratégico.

Blogs

Pilares do Inbound Marketing, como blogs, unem de conteúdos informativos até vendas de produtos e serviços. Contudo, não se engane. Você pode ter sido atraído diversas vezes a alguma compra por conteúdos que leu na internet, mas isto não aconteceu de forma óbvia: o Inbound Marketing que convenceu você.

Mídias sociais

A dinâmica é evidente: uma a cada três pessoas têm alguma rede social. Isto torna produzir conteúdo para elas uma necessidade. Aplique o Inbound Marketing com leveza e clareza. Os clientes chegarão até você.

SEO/Palavra Chave

O tráfego do Google é específico. Estude técnicas de escrita e utilize palavras-chave sempre. Você leu o termo Inbound Marketing 15 vezes até chegar aqui.

Quando se descobre quais as melhores estratégias, a relação com o consumidor tem mais chance de dar certo e o seu negócio prosperar.

Você pode conhecer mais sobre o Inbound Marketing e as demais estratégias digitais que te ajudarão a impulsionar os resultados da sua empresa, com a equipe da Ok Criativo.

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